Laboratório

Os nossos laboratórios são supervisionados por farmacêuticos experientes e contam com a mais alta tecnologia para a manipulação de todas as formas farmacêuticas requeridas. Possui uma vasta diversidade em matérias-primas alopáticas e fitoterápicas, atendendo praticamente a todas as especialidades médicas.

As matérias-primas utilizadas para elaboração das receitas magistrais passam por um minucioso controle de qualidade onde são feitos análises físicos, químicos e microbiológicos. Nossa grande preocupação com a qualidade dos produtos manipulados, fez a VIA FARMA investir nestes últimos anos em seu próprio laboratório de controle de qualidade, adquirindo os mais recentes equipamentos utilizados na análise quali-quantitativa das matérias-primas recebidas e com parcerias com empresas terceirizadas.

O controle da qualidade constitui em uma ferramenta importante para assegurar a eficácia e a segurança do medicamento manipulado, contribuindo na conquista da credibilidade e solidez da instituição Farmácia Magistral. Além disso, a partir da resolução RDC 33/2000 a Via Farma possui na sua infra-estrutura uma área ou local de controle de qualidade devidamente equipado para a realização de testes básicos para o controle de qualidade de matéria-prima e produto acabado, como a determinação dos caracteres organolépticos, solubilidade, pH, peso, volume, ponto de fusão, densidade, peso médio, teor alcoólico, viscosidade, entre outros. (ANVISA, 2000). Estes testes básicos por serem simples, são facilmente aplicáveis e úteis na verificação da verificação da identidade de uma determinada substância, na verificação de uma eventual degradação da matéria-prima sob condições adversas, bem como na avaliação de determinadas características de produtos acabados

O produto manipulado é prescrito pelo médico ou dentista na quantidade e na dosagem exatas para o seu tratamento. Não há sobras, por isso, você paga somente pelo que vai utilizar.

Segurança: A farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo ministério da saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.

Associação de medicamentos: Há doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Para facilitar o tratamento, o médico ou o dentista pode prescrever uma fórmula para ser manipulada, que possibilite a associação de várias substâncias necessárias.

Medicamentos não disponíveis:  Alguns tratamentos requerem medicamentos que não existem no mercado. Caso a farmácia de manipulação tenha a matéria-prima, poderá atender à prescrição, manipulando o produto.

A dose certa para a pessoa certa:  Somente na farmácia de manipulação, sob prescrição, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.

Rótulo personalizado: Os seus dados constam no rótulo do medicamento que foi prescrito e preparado para você, evitando riscos, como o de troca ou de consumo inadequado por outras pessoas.

Relacionamento médico-farmacêutico:  Sempre que necessário, o médico que prescreve o seu medicamento e o farmacêutico que manipula a fórmula, mantém contato para esclarecer dúvidas e garantir a qualidade do produto e da sua saúde.

 A farmácia de manipulação segue normas de boas práticas de manipulação determinadas pelo ministério da saúde. A qualidade das matérias-primas utilizadas e o processo de manipulação são rigorosamente controlados.